Em um primeiro momento, podemos nos assustar quando começamos a pesquisar na internet sobre viagens aéreas internacionais com cães ou gatos. São muitos sites e blogs que tentam informar e facilitar o acesso as informações necessárias para o embarque e entrada no país de destino. Mas as informações são muitas, e muito diferentes para cada destino e até para cada companhia aérea.
Então por onde começaremos? O adequado é iniciar pela microchipagem - para destinos que a exigem, como os da União Européia, e pela verificação da carteira vacinal. Uma coisa é fato, para todos os destinos será necessário que o pet esteja com a vacinação contra raiva atualizada. Porém, para algumas partes do mundo existe a obrigatoriedade de ter o microchip de identificação implantado. E neste caso, a vacinação anti-rábica que tenha sido realizada antes da microchipagem, não terá validade.
Após esta etapa concluída, para alguns destinos já será o suficiente para o veterinário atestar a saúde do pet viajante e o CZI - Certificado Zoossanitário Internacional ser emitido. Para outros países, ainda será necessária a realização de um teste sorológico para raiva, onde através de uma amostra de sangue encaminhada para laborátorio credenciado, será realizada a titulação dos anticorpos para a raiva.
Entre todos estes processos existem prazos a serem cumpridos. Após a confirmação de todos estes prazos, e com uma data estipulada para que a documentação esteja pronta, você deve realizar a reserva do embarque junto a companhia aérea de sua preferência. Neste momento já são informadas as exigências sobre peso e tamanho máximos permitidos para o embarque dentro da cabine, assim como as medidas aceitas para a caixa de transporte.
São muitos detalhes que devem ser respeitados para que não ocorram imprevistos no embarque ou desembarque do animal. E justamente para trazer traquilidade a você, que a Vou Junto cuida de todos processos documentais. Nós cuidamos dos papeis e da burocracia, enquanto você mantem o foco na viagem.